sábado, junho 23, 2007

EMI = Evidentemente Muito Imbecil



A EMI - Espanha, não contente com o portofólio da EMI portuguesa, deu um chuto em David Ferreira (que pelo que sei percebia do que fazia) e despediu uma série de músicos ( e desta vez os artistas são bons artistas - Souls of Fire, Mesa, Jacinta e Aldina Duarte) incluindo, extraordinariamente, Sérgio Godinho. Realmente apenas a face financeira interessa.Qual o espaço e folga económica, da arte ( música, audiovisual, plástica, o que quiserem)como motor de um País?
A cultura tem vários pontos de análise, um deles é o do lucro ou qualidade financeira,não se pode negá-lo, outro é o da expressão de uma consciência colectiva, de uma língua (apesar de, por vezes, se cantar/expressar em inglês).
Existem bandas e músicos a solo com alguma qualidade. Mas a falta de fé (?)na música portuguesa é incrementada pela máquina de marketing das grandes editoras trans-atlânticas.
Deve existir música comercial, é ao gosto do cliente, mas outro tipo de música também é possível. Até existem casos em que músicos tocam os extremos e não se dão tão mal como isso.Basta olhar para muitos dos performers portugueses.
A asfixia económica, não só na música mas em outros quadrantes da sociedade, traz consigo graves consequências. Até quando conseguiremos suportá-las?

Sem comentários: